quarta-feira, 8 de maio de 2013

Extração do óleo de argan das amêndoas - o "Ouro do Marrocos"

Conhecemos já a árvore da argania spinosa: 

Árvore da argania spinosa, região semi-árida do Marrocos (próx. de Agadir)

Árvore da argania spinosa com o fruto ainda verde

São as cooperativas de mulheres que fazem a extração da amêndoa do argan, o fruto da argania spinosa. De forma rudimentar, elas quebram o fruto com uma pedra, extraem a casca escura externa do fruto, o que aparece é outra casca dura unidas ao meio, contendo a amêndoa do argan dentro. 
Mulheres berberes quebrando o fruto, extraindo a casca externa da amêndoa


Prensa a frio, rudimentar por onde a amêndoa passa
para extração do óleo





Elas quebram esta casca dura, separando-as ao meio e o que se encontra então é a pequena amêndoa do argan, de cor clara que é prensada a frio, e por isso mantido o melhor aproveitamento das suas propriedades medicinais, terapêuticas e cosméticas. 
Fruto da argania mais maduro








Com alta concentração das  vitaminas A e E, o óleo de argan é também fonte de Ômega 6 e 9. Passando por um processo a quente, onde a amêndoa é torrada, ele é comestível, faz parte da dieta berber e servido junto de pão e mel no tradicional café berber, excelente regulador do aparelho digestivo, combate a formação de radicais livres, auxilia no combate ao colesterol ruim e auxilia nas taxas do colesterol bom.




Hammans em Marrakesh



Na estética é essencial nos hammans (banhos turcos).







Argan sendo usado nas massagens terapêuticas

Para massagem, relaxamento e na massagem terapêutica para aumentar a circulação e vascularização sanguínea e no combate às indesejosas estrias.









Como cosmético é um hidratante natural para os cabelos, fechando a película do fios, protegendo-os das agressões diversas diárias: vento, sol, calor excessivo, frio, químicas etc, e como proteção ao desgaste causado pela ação térmica dos secadores e chapinhas, portanto também muito utilizado para manter o tratamento das escovas progressivas.

Você sabia que o óleo de argan pode ser usado na pele do rosto, como parte da sua rotina diária de limpeza e hidratação?  No rosto é aplicado para hidratação da pele e pode substituir o seu creme noturno!   Como tem vitamina E auxilia a hidratação da pele seca, podendo ser usado com cautela também na pele oleosa, auxilia na formação do colágeno e anti-envelhecimento.

Mais dicas nos próximos blogs!  Continue conosco. É a ARGAN COSMÉTICOS e mais uma dica da beleza milenar só para você que nos segue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário